“AGILIDADE E DIAGNÓSTICO JÁ”
Este é o título do projeto da Associação Amor a Vida de Criciúma que recebeu o Prêmio no Fórum de Iniciativas Inovadoras no Controle do Câncer que aconteceu durante o evento do Brazilian Breast Cancer Conference em Pirenópolis (GO). Foram avaliados mais de 40 trabalhos, enviados de várias regiões do Brasil, e os 10 melhores receberam um Prêmio da Avon, empresa de produtos cosméticos que há muitos anos investe em projetos relacionados ao diagnostico e tratamento do câncer de mama, entre outros.
A Associação Amor a Vida, mais conhecida como AMOVI, é uma ONG que auxilia pessoas portadoras de neoplasia e que de alguma forma necessitam de ajuda ou apoio na luta contra o câncer.
O projeto surgiu de uma necessidade identificada pelo Dr. Erik Winnikow na Unidade de Saude da Mulher, local onde mulheres de toda a região AMREC recebem atendimento devido doenças mamárias. Fato é que muitas mulheres necessitam de um procedimento de biópsia para investigação de nódulos de mama, porém este serviço é ofertado apenas para moradores da cidade de Criciúma, e este serviço não existe nas outras cidades. Foram identificados diversos casos com muito atraso de diagnóstico devido tempo de espera para que as Prefeituras das cidades vizinhas conseguissem o procedimento. Neste momento numa conversa informal com a Presidente da AMOVI (Sra. Vera Lucia Duarte) surgiu a idéia de através de um projeto endereçado ao Fórum de Criciuma, pleitear uma verba para compra de insumos para biópsia de mama (agulhas), para ofertar o procedimento gratuitamente.
O projeto foi aprovado no Fórum de Criciúma, e com a verba arrecadada foram compradas 250 agulhas de biópsia, permitindo assim que todas as pessoas da região AMREC consigam de imediato realizar a investigação adequada e permitindo assim o acesso mais rápido para o tratamento do câncer de mama.
Veja a repercussão na mídia digital:
Voltar